terça-feira, 1 de maio de 2012

Uma tuna e um poeta.

Uma tuna, vegetal xerófito, típico de regiões desérticas, com capacidade de armazenar água. Portentosa de espinhos, exibe uma bela flor amarela, lindo contraste com suas lanças pontiagudas.

Quando, nos idos de 1990, o município de Bagé, sofreu longa estiagem o poeta bajeense Eron Vaz Mattos, em sua propriedade rural situada na localidade conhecida como “Olhos D’Água”, ao contemplar a paisagem tórrida, teve a atenção voltada para uma tuna, exuberantemente verde e exibindo uma pujante flor.

A sensibilidade de Eron moveu suas mãos campeiras a tracejar numa folha de caderno delicados versos que foram, mais tarde, musicados por Zulmar Benítes, formando a música “Canção de apreço a quem tem espinhos”, vencedora da 9ª Comparsa da Canção Nativa, festival de música do município de Pinheiro Machado, RS, interpretada por José Armando Carreta.

“Tuna de estranho carisma
E  majestoso valor
Que, embora por entre espinhos,
Resinas pelo interior,
Tem a imensa grandeza
De sorrir por uma flor.”


Que o poeta Eron Vaz Mattos continue, com seus olhos verdes de campo, a perscrutar o mundo com flores e espinhos, lições de sol e luar. Caberá a nós, receptores de mensagens, a buscarmos a grandeza da simplicidade que referido vate que tão bem ostenta em sua própria forma de ser... 

**** 

Prezado Mateus:
parabéns por esse belo espaço. Estou maravilhado com o "Diálogo Livre", diante da variedade de textos, da liberdade de expressão, enfim, bem exemplificada pelo filósofo iluminista Voltaire:
"Posso não concordar com nenhuma palavra que disseres. Mas defenderei a vida inteira o teu direito de dizê-la."
Um abraço!


Farias, Juarez Machado de. "Uma tuna e um poeta". Maio de 2012. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive