quinta-feira, 20 de junho de 2013

A influência da Arte

A Arte sempre teve papel de destaque na História de nossas civilizações. O homem primitivo, através de sua “magia simpática” acreditava que desenhar em rochas “sagradas” o ato da caça a tornaria real. Na Idade Média, a Santa Igreja a utilizava para adornar seus templos e também como instrumento catequético, tendo em vista o iletramento do povo, as representações pictográficas da Bíblia tinham motivos didáticos. Durante o século XIX, quando o povo Italiano encontrava-se oprimido pelo domínio austríaco, as composições operísticas de Giuseppe Verdi adotaram um papel importantíssimo; após a prima execução da ópera Nabucco  em Milão no ano de 1842, a ária “Vá, Pensiero”, com o coro de escravos hebreus, tornou-se um hino para o povo oprimido, o símbolo do patriotismo italiano em prol da unificação de seu país. Motivados, os italianos derrotaram a censura austríaca.

Em 2011, quando a Itália passava por problemas financeiros, o governo cortou dentre outras, as verbas à cultura, ante a revolta civil para com o governo, “Vá, Pensiero”, hoje hino extraoficial desse país, mais uma vez entrou em cena. O maestro Riccardo Muti, em um proceder incomum, concedeu bis da referia ária, em meio à execução da ópera Nabucco, dizendo na presença de Berlusconi: “[...] tenho vergonha do que se passa no meu país. Portanto, aquiesço ao vosso pedido de bis para o ‘Va, Pensiero’. [...] nesta noite, enquanto eu dirigia o coro que cantava ‘Ó meu pais, belo e perdido’, eu pensava que se continuarmos assim mataremos a cultura sobre a qual se assenta a história [...]”.

A música, sobretudo hoje, influencia demasiadamente o jovem, a formação moral deste. Infelizmente, o que se tem observado é o predomínio de gêneros musicais com letras voltadas à vulgaridade, à inversão de valores, a marginalização do ser e um desprestígio dos sentimentos altruístas. Em parte, a violência num aspecto amplo, que vemos no comportamento juvenil é cultivada, fomentada pela incultura, pela baixaria mascarada de Arte, adornada de uma “beleza” que não lhe cabe, e que parece estar sendo bastante difundida por alguns meios midiáticos.

A Arte, a música, quando bem direcionada, constitui-se um meio magnânimo de evolução cultural e intelectual, estimula amplamente as faculdades cognitivas. Melhora as relações interpessoais, a interação social dos indivíduos, sendo também um meio de lazer; um instrumento de autorreflexão e de análise-crítico-reflexiva da realidade ao seu entorno.

Sigamos, à medida do bom-sendo, o exemplo do povo italiano: lutemos pela preservação de nossa cultura, não nos deixemos aculturar, alienar, no sentido marxista do termo. Resgatemos nossa sociedade, ou antes, lutemos pela construção de um mundo, de pessoas melhores, utilizando como arma nada mais que as belas Artes, sem ferir, sem agredir, e sim, como diria Gandhi, convertendo...

Se as pessoas se dedicassem mais à contemplação, ao desenvolvimento das Artes, certamente viveríamos em um mundo melhor, pois creio, não restaria tempo e nem desejo de se pensar em guerra...


Farias, M. S. "A influência da Arte". Junho de 2013. http://livredialogo.blogspot.com.br/
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.

Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com

Ópera "Nabucco", ária do "Va, Pensiero", maestro Riccardo Muti (Itália, 2011).

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive