quarta-feira, 5 de junho de 2013

Uma prévia do que virá...





Meus óculos estão inteiros.
Pode parecer não haver nenhum sentido nessa afirmação. E não há. Não sem um contexto.
Quando meus escritos faziam sentido ou quando havia girassóis no meu jardim, meus óculos eram quebrados e arranhados. Tudo quanto eu via era intenso a meu modo. Tudo que sentia era incomensurável.  Então tudo se fundia, criava vida, contorcia-se, invadia e arranhava. Sentir era grande e falar era desnecessário. Eu só fazia girar e morrer, girar e morrer, fugir... Nos vais e vens dos passos, meus óculos já cansados, atiravam-se a esmo. Tudo parava. O mundo não era nada sem que eu pudesse ver. 
Hoje meus óculos estão inteiros. E quanto mais eu enxergo do mundo mais quero deixar de ver.
 Sim, hoje vejo novo mundo. Mas não devo isto a antigas experiências ou mesmo ao amor. Devo sim, ao meu novo óculos, que me trouxe paisagens mais que lindas e fins de tarde seguros. Aos meus óculos também devo o futuro desta vida, o futuro que então seria perdido por mim entre as ruelas desta cidade mesquinha, a ele devo a minha casa de amanhã, os meus sonhos de jovem escritora, devo meus contos impertinentes, a ele devo até minha audição mais do que boa, pois se enxergo bem por que escutaria mal?
  Agradeço-te meu querido, por ocultar os demônios visíveis, e se os pesadelos não acabaram é por que não é hora, mas se acabarão um dia. Obrigada por me devolver os dias nublados e por desfazer os nublados de meus dias.
 É quase epifânico perceber que apenas a visão rege o que sou ou que me tornei. Como se em todos os anos de minha vida o único sentido que fez pesar-se tenha sido ela. Como se a falta de olhos mudasse-me, fizesse-me mais transitiva, mais pessoal.  Uma vez li que nada é tão intransitivo quanto à chuva. Nada é tão completo por si só. Por isso as pessoas não chovem! Ninguém pode tornar-se chuva.  Pessoas são metades sempre a procura de algo que as complete. Não há nada tão autodestrutivo do que abster-se quando se é intemperante, não é vitorioso – mas é moral! – torna sofrido o que deveria ser agradável e te devora...

  Farias, Maikéle. "Uma prévia do que virá...". Junho de 2013. http://livredialogo.blogspot.com.br/

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Deve ser citada conforme especificado acima.
  
Licença Creative Commons
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, pois sua opinião é muito importante!
Volte sempre!

 
Licença Creative Commons
Diálogo Livre de Farias, M. S. et alia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Baseado no trabalho em livredialogo.blogspot.com.br.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em discente.farias@gmail.com.

Blog Archive